O ministro da Educação, Mendonça Filho, aplicou a penalidade de demissão ao chefe do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, Iônio Alves da Silva, atendendo parcialmente o relatório da Comissão de Inquérito nos autos de Procedimento Administrativo Disciplinar que tramitava desde 2011.
- Foto: Facebook/Iônio SilvaProfessor Iônio Silva
Iônio foi declarado culpado por valer-se do cargo para obter proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública e da pratica de ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência, transgressões citadas no despacho do ministro e previstas na Lei que institui o regime jurídico dos servidores da União e Lei de Improbidade Administrativa, respectivamente.
O ex-servidor está impedido de retornar ao serviço público federal pelo prazo de 05 anos.
Iônio Silva ingressou no serviço público em 09 de junho de 1992 e percebia remuneração mensal de R$ 12.979,00.
- Foto: Reprodução/Portal da Transparência Ionio Contracheque
Professor Iônio
Procurado pelo GP1 na tarde desta terça-feira (13), o professor Iônio afirmou que o caso decorre de uma situação política interna da UFPI e só vai se manifestar sobre o caso após falar com seu advogado. “Eu já depus em vários locais sempre alertando que era uma questão política na Universidade e eu estou com advogado. Eu não entendo porque aconteceu isso, é questão jurídica e eu prefiro me manifestar só depois que eu conversar com meu advogado. Agora fica complicado para eu falar alguma coisa”, disse.
O professor também declarou que o processo envolvia outras pessoas e que não entende porque apenas ele foi penalizado. “Na época era um processo com várias questões envolvidas, mas o advogado ainda vai entender o processo. Tinha muitas coisas que estavam envolvendo tanto o reitor [Luiz Júnior] como outras pessoas. Só não entendo como é que eu sou um simples funcionário e vou ser demitido dentro de um processo que tem várias questões”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |