Na manhã desta sexta-feira (28), por volta de 08h30, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI) concedeu a medalha do mérito eleitoral Professor Fávila Ribeiro a autoridades da Justiça Eleitoral.
Receberam a honraria o procurador regional eleitoral Patrício Noé Fonseca, o juiz de direito e membro do TRE-PI, Antônio Soares dos Santos, o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1º Região, Carlos Augusto Pires Brandão, o desembargador vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1º região, Kássio Nunes Marques, o desembargador Erivan José da Silva Lopes, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí e o desembargador Hilo de Almeida Soares do Tribunal de Justiça do Piauí.
Em entrevista ao GP1, o desembargador Erivan José da Silva Lopes explicou que, para ele, a Justiça Eleitoral é uma das mais importantes do país por conta do seu papel de legitimação dos mandatos populares. “Nós nos sentimos honrados com o reconhecimento da contribuição que nós demos, como eu que já passei como juiz suplente do TRE, a essa justiça que eu considero a mais importante porque ela é responsável pela legitimação dos mandatos populares. Portanto, ela que faz essa coleta de votos, a administração dessa intenção popular. Então, é preciso saber que a justiça eleitoral tem esse papel importante no Brasil”, destacou.
A medalha de mérito eleitoral ganhou o nome do professor Fávila Ribeiro, que é referência no âmbito do Direito Eleitoral. A medalha foi cunhada para a data especial de comemoração do septuagésimo aniversário de reinstalação da Justiça Eleitoral no Piauí e, a partir do dia primeiro de janeiro de 2016, passou a constituir classe especial da medalha do mérito eleitoral do Estado do Piauí podendo ser utilizada, também, em outras ocasiões.
Dessa forma, o juiz Antônio Soares revelou que se sentiu honrado não só pelo reconhecimento do seu trabalho, mas também por ganhar uma medalha cujo nome é de um profissional tão respeitado no direito brasileiro.
“A vida nos surpreende nas suas múltiplas facetas, nos momentos dos mais variados. Dentre eles, esses que marcam profundamente a nossa passagem pelas instituições que nós servimos, do reconhecimento. E o reconhecimento é mais do que vaidade, ele deverá trazer uma responsabilidade de corresponder com a expectativa, de corresponder com o que as pessoas veem em nós e esperam de nós. Essa homenagem é muito significativa para mim. Me lembro dos tempos de estudante na Universidade Federal do Piauí, que a referência do Direito Eleitoral era o Professor Fávila Ribeiro, um cearense, que essa medalha traz o nome dele e eu me sinto honrado com essa homenagem”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |