A partir de agora, hospitais, farmácias, laboratórios e demais estabelecimentos que realizam testes rápidos para Covid-19 em Teresina devem informar todos os resultados para a Fundação Municipal de Saúde (FMS), mesmo os negativos.
Segundo o prefeito Firmino Filho, a medida leva em consideração a necessidade de apurar os índices de testagem na capital, pois há muitos casos que estão sendo subnotificados. “A Prefeitura de Teresina precisa ter conhecimento, controle e acompanhar os dados referentes a testagem das pessoas, tendo em vista a grande subnotificação de casos de Covid-19 na cidade. Estes resultados são fundamentais para a tomada de decisões da gestão”, disse Firmino.
A outra determinação que consta no decreto n°19.790 é de que os estabelecimentos também devem se cadastrar no site da prefeitura e preencher um formulário indicando a quantidade de testes diagnosticados realizados e, à medida que forem saindo os resultados, complementas as informações apresentadas.
Esse protocolo deve ser realizado diariamente e a Fundação Municipal de Saúde garantiu sigilo acercas das informações fornecidas. Em caso de descumprimento da medida, os estabelecimentos serão sujeitos à multa, interdição total das atividades e cassação de alvará de localização e funcionamento.
Ver todos os comentários | 0 |