O Diretório Nacional do PSB decidiu, nesta sexta-feira (30), expulsar o deputado federal piauiense Átila Lira do partido. Foram 82 votos favoráveis pela expulsão. A decisão foi tomada após o parlamentar ter votado a favor da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados contrariando a orientação do partido.
Ao analisar o caso de Átila Lira, o diretório resolveu expulsar o deputado por considerá-lo reincidente no descumprimento de decisões da legenda já que em abril de 2017, ele votou a favor da reforma do então presidente Michel Temer que alterou a legislação trabalhista.
- Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Federal Átila Lira
Além de Átila, que é coordenador da bancada do Piauí no Congresso, outros 10 deputados do partido desobedeceram a orientação partidária no primeiro turno e votaram a favor do texto que muda as aposentadorias.
Todos os casos serão analisados individualmente. O próximo da lista será o deputado federal Emidinho Madeira (MG).
O deputado Luiz Flávio Gomes mudou seu voto no segundo turno da votação e por isso o seu caso foi arquivado e não passou por análise na reunião do diretório nacional.
Mesmo quando expulsos, os deputados mantêm os direitos, deveres e benefícios de um congressista. Eles podem apresentar propostas, fazer discursos no plenário e trabalhar normalmente. No entanto, não podem exercer cargos em função dos partidos que integravam, como por exemplo serem indicados para lideranças de comissões.
Outro lado
O deputado não foi localizado pelo GP1.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Átila Lira diz que está confiante sobre processo aberto pelo PSB
PSB abre processo contra Átila Lira por votar a favor da reforma
Veja quais deputados do Piauí votaram a favor da reforma da Previdência
Ver todos os comentários | 0 |