A Eletrobras distribuição Piauí é uma das empresas com mais denúncias no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (PROCON). Ela está em terceiro lugar no ranking divulgado pelo órgão ontem (15). As redes de telefonia Claro e SKY ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente.
O PROCON divulgou o Cadastro das Reclamações Fundamentadas do ano de 2015 em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março. Segundo o Coordenador do órgão, Nivaldo Ribeiro, o cadastro de reclamações contra fornecedores constitui instrumento essencial de defesa e orientação dos consumidores.
No Piauí, empresa de telefonia móvel Claro teve 145 denúncias, 56 delas por cobrança indevida ou abusiva. 107 denúncias protocoladas no Procon deixam a SKY Brasil como segunda colocada no ranking, a maior parte das reclamações também é por cobranças indevidas (41 denúncias). A Eletrobras Piauí recebeu 52 acusações de cobrança abusiva, 26 denúncias de irregularidades, além de orçamento não cumprido e dano material, que somam 105 registros.
Com a divulgação do documento, o Procon pretende auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço, permitindo que saibam qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons.
Em nível nacional, a campeã em reclamações foi a empresa Oi (fixo e móvel), com 966 ocorrências, sendo a maioria por má qualidade dos serviços, publicidade enganosa, orçamento com defeitos e cobrança indevida. Em segundo lugar, ficou o grupo Claro/Embratel/NET, com 963 reclamações. Em terceiro lugar está a Eletrobrás Piauí, com 711 ocorrências. Em seguida, estão as empresas Itau, Caixa Econômica Federal, TIM/Intelig, Sky, Bradesco, Agespisa e Samsung.
Confira o ranking:
1- Claro S.A – 145 registros
2- SKY Brasil – 107 registros
3- Eletrobras Distribuição Piauí – 105 registros
4- Telemar (OI Fixo) – 95 registros
5- Tim – 88 registros
6- Oi móvel - 71 registros
7- Samsung – 53 registros
8- Caixa Economica Federal – 45 registros
9- Lojas Insinuante – 37 registros
10- Digibras Industria do Brasil – 36 registros
Ver todos os comentários | 0 |