O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, realizou, nesta quarta-feira (28), na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o lançamento do Programa Cartão Reforma, de responsabilidade do Governo Federal. O programa tem como objetivo melhorar as condições de moradia das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais, bem como a assistência de profissionais da área da construção civil. O Piauí será o primeiro estado a receber os benefícios da ação.
De acordo com o ministro, esse programa é voltado principalmente para habitações rurais. "O Estado do Piauí tem mais de 100 bilhões de reais em investimentos do governo federal para habitações rurais, o que proporcionará emprego, renda e fundamentalmente o sonho da casa própria para aqueles que moram no campo. Além disso, temos vários investimentos ocorrendo, como na área de mobilidade urbana, recuperação, saneamento básico. O Brasil está se recuperando e por isso estamos fazendo investimentos em toda parte", enfatizou.
Segundo o governador Wellington Dias, isso vai contribuir para atender as necessidades que a população já possui há bastante tempo. "Aqui na sede da APPM, temos o privilégio de receber o presidente da Caixa e o ministro das Cidades que, junto com a bancada federal, com a presença do senador Ciro Nogueira e com os prefeitos, líderes, a bancada estadual e municipal, vem anunciar a liberação de investimentos voltados para a mobilidade urbana, infraestrutura de educação, novos equipamentos e atender pleitos das municipalidades", afirmou.
Para a vice-governadora do estado, Margarete Coelho, o mercado local dos municípios também será beneficiado com a novidade. "Esse programa vai beneficiar uma faixa da população que não tem acesso a esse tipo de crédito no mercado financeiro e com esse programa, pessoas que querem ampliar e melhorar suas moradias podem ter acesso a isso com um capital barato, aquecendo o mercado e também os profissionais que trabalham nessa área", destacou a vice-governadora.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, disse que há uma expectativa muito grande de crescimento na economia dos municípios. "Esse programa de reforma de habitação tem alguns objetivos que são importantes destacarmos. Primeiro porque traz o benefício direto, da melhoria das condições de habitação, da população de baixa renda, que vive em baixa renda, então a reforma e ampliação é muito importante. E o outro é exatamente o incentivo a economia local, em que os recursos são destinados para a contratação de mão-de-obra local. Então estamos com expectativas muito positivas de juntos construírmos esse momento para retornarmos o crescimento do Piauí e dos municípios", ressaltou.
Em relação aos gastos do governo do Estado, o secretário de administração, Franzé Silva, afirmou que a gestão está cumprindo seu papel. "O governo está focado em fazer um misto de economia corrente, para que sobre recursos para investimentos. E somando a isso, trabalhamos a questão das PPP’s e empréstimos. Essa articulação de recursos fez com que nossa receita própria vencesse e fez com que os empregos do Piauí fossem gerados acima da média nacional, inclusive, como destaque. Em 2018, queremos seguir nesse mesmo ritmo", disse o secretário.
Mais recursos
Ciro Nogueira ainda confirmou a assinatura de um novo empréstimo que o Governo local contraiu junto à Caixa Economia Federal. O senador também informou o apoio da instituição financeira ao Campeonato Piauiense de Futebol. "A forma que nós encontramos é trazer um investimento global, que beneficiará todos os clubes, todo o campeonato e o futebol como um todo de patrocínio da Caixa Econômica Federal", afirmou.
Segundo o presidente da federação de futebol do Piauí, Cesarino Oliveira a Caixa investirá R$ 500 mil, que serão distribuídos na premiação do campeão e vice-campeão do Campeonato Piauiense, na participação do Campeonato Brasileiro da Série D e em ações voltadas para beneficiar os clubes e campeonatos.
Ver todos os comentários | 0 |