O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou que a Europa entrou em “era pré-guerra” após Rússia invadir a Ucrânia, e alertou que o continente não está preparado, razão pela qual apelou aos países europeus que intensifiquem o investimento em defesa. A declaração foi dada a um grupo de jornalistas europeus, nessa sexta-feira (29).
“Não quero assustar ninguém, mas a guerra já não é um conceito do passado. É real e começou há mais de dois anos. Sei que parece devastador, especialmente para a geração mais jovem, mas temos de nos habituar ao fato de que uma nova era começou: a era pré-guerra. Não estou exagerando, está ficando mais óbvio a cada dia”, declarou Tusk.
O premiê polonês sustenta que a Europa está vivendo “o momento mais crítico desde o fim da Segunda Guerra Mundial”. Ele disse que “o mais preocupante neste momento é que literalmente qualquer cenário é possível”.
O alerta de Donald Tusk surge cinco dias depois de um míssil da Rússia ter violado o espaço aéreo da Polónia, durante ataques russos contra o território ucraniano. A ofensiva levou a Polônia a decretar estado de alerta.
Ver todos os comentários | 0 |