Eleitores de Portugal irão às urnas neste domingo (10), nas eleições legislativas antecipadas, para escolher os deputados da Assembleia da República, como é chamado o parlamento português. Cerca de 10,8 milhões de pessoas estão aptas a votar.
As urnas abriram às 8h do horário local (5h no horário de Brasília) e fecham às 19h em Portugal continental e uma hora mais tarde no arquipélago dos Açores. A apuração deve ser concluída por volta da meia-noite.
A eleição antecipada ocorre quatro meses após a renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa, em meio a uma investigação de corrupção. Há, mais uma vez, o embate entre os dois partidos – o Partido Socialista (PS), de centro-direita; e o Partido Social-Democrata (PSD), de centro-esquerda – que vêm se alternando no poder desde o fim de uma ditadura há cinco décadas.
Diferentemente do que acontece no Brasil, em Portugal os votos vão para o partido e não para o candidato. Nas eleições de 2022, o Partido Socialista obteve 117 das 230 cadeiras do parlamento e conseguiu a maioria absoluta para governar, sem depender de alianças.
Ver todos os comentários | 0 |