A polícia de Nicarágua, país que vive sob comando do regime de Daniel Ortega, expulsou uma idosa de 93 anos de sua própria casa na cidade de Manágua. O fato ocorreu na última terça-feira (27) e a mulher foi identificada como Rafaela Cerda, mãe do ex-juiz Rafael Solís Cerda, conhecido opositor do ditador.
A informação foi divulgada pelos portais de notícias independentes La Prensa e Confidencial. Segundo as reportagens, fontes afirmaram que os policias chegaram ao local alegando que estavam cumprindo uma “ordem de confisco”.
Na ocasião, eles obrigaram Rafaela a sair de casa apenas com as roupas que vestia, sem nem poder levar seus remédios. Além disso, os policiais fizeram buscas em outros membros da família do opositor de Ortega, como uma irmã e um sobrinho do ex-juiz.
Os dois não estavam em casa na hora da chegada das autoridades e não foram detidos. De acordo com o Confidencial, Ortega já mandou atacar os bens da família de Cerda em outras ocasiões, como a tomada de posse de um hotel de 15 quartos, pertencente à mãe do ex-juiz, em janeiro deste ano.
Todos os confiscos fazem parte da repressão da ditadura de Ortega contra seus opositores. Segundo os jornais do país, a polícia não apresenta documentos ou ordens judiciais, além de ignorar que as propriedades confiscadas são dos familiares e não dos inimigos políticos do ditador.
Ver todos os comentários | 0 |