A Transparência Internacional divulgou relatório nessa terça-feira (30) em que mostra a Venezuela como um “exemplo de grande corrupção”. Os dados, que correspondem ao ano de 2023, coloca os países das Américas em um ranking de corrupção e pelo décimo ano consecutivo a Venezuela aparece como o mais corrupto.
Na elaboração do ranking, o índice de Percepção de Corrupção no setor público pontua de zero (muito corrupto) a 100 (corrupção baixa), para medir o nível de decadência de cada país. No ano passado, a Venezuela registrou apenas 13 pontos, cinco pontos a menos do que em 2018.
Diante dessa pontuação, o país é colocado no lugar mais baixo da lista de países americanos corruptos, seguido apenas pelo Haiti, que durante os anos de 2014, 2015 e 2016 ocupou o primeiro lugar. Neste último, pelo menos US$ 64,601 bilhões (R$ 319 bilhões) foram desviados.
Para justificar tal colocação, a Transparência Internacional esclareceu que na Venezuela, “bilhões de dólares de dinheiro público foram sistematicamente desviados, beneficiando alguns indivíduos poderosos e exacerbando a pobreza e a desigualdade”.
Além do setor econômico, o Judiciário venezuelano também seria um dos principais influenciadores para a corrupção no país, com recebimento de propina. Nesse cenário, juízes e promotores são investigados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
Ver todos os comentários | 0 |