O candidato Donald Trump conquistou a vitória nas eleições dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6), com a marcação oficial às 7h32, horário de Brasília, ao alcançar 276 delegados. Até o momento, Trump superou as expectativas, somando 292 votos no Colégio Eleitoral, incluindo os votos de Estados-pêndulo, que são cruciais para a definição do resultado.
As eleições nos Estados Unidos seguem uma dinâmica diferente das brasileiras. Lá, os eleitores votam em delegados do Colégio Eleitoral, que são representantes de cada Estado e têm a responsabilidade de eleger o presidente e o vice-presidente. O Colégio Eleitoral é composto por 538 delegados, e um candidato vence ao alcançar pelo menos 270 votos.
Cada estado possui um número específico de delegados, que é proporcional à sua população, e a maioria deles adota o sistema “Winner Takes All” (vencedor leva tudo).
Isso quer dizer que o candidato que ganha a maioria dos votos dos cidadãos em um Estado fica com todos os delegados daquele Estado, porém essa regra não se aplica a Maine e Nebraska, pois eles repartem seus delegados proporcionalmente. Esse sistema faz com que candidatos concentrem suas campanhas nos chamados “Swing States” (Estados-pêndulo).
Trump obteve 292 delegados até o momento, enquanto Kamala conseguiu 224. Se forem considerados os votos populares, o republicano recebeu 71.352.277 votos, o equivalente a 51% da população que votou, enquanto isso sua oponente teve 66.415.077 votos, 47,5%.
Ver todos os comentários | 0 |