Nesta terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o Conselho de Segurança da ONU, alegando que o órgão não tem fomentado o diálogo entre Israel e os demais envolvidos no conflito. Além disso, Lula apontou que Israel está priorizando ações militares em vez de buscar uma solução pacífica.
"Eu lamento profundamente a postura do governo de Israel. É incompreensível que o Conselho de Segurança da ONU não tenha a autoridade moral e política para fazer Israel se sentar à mesa de negociações, ao invés de apenas praticar violência", declarou Lula.
A fala de Lula ocorreu em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio, que aumentaram quando o Irã lançou mais de 100 mísseis contra Israel na noite de terça-feira. Enquanto isso, Lula participava da cerimônia de posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum.
Sirenes de alerta foram ativadas em várias partes de Israel, incluindo Tel Aviv e Jerusalém, e houve relatos de que um míssil atingiu diretamente um prédio na região norte de Tel Aviv. O governo iraniano assumiu a autoria do ataque e alertou que novas ofensivas podem ocorrer caso Israel responda militarmente.
Ver todos os comentários | 0 |