Israel deu início a uma operação contra alvos do Hezbollah, no sul do Líbano, na manhã desta terça-feira (01). Durante o desenrolar da ação, que conta com tropas do Exército por terra, e o apoio da Força Aérea com aeronaves pelo ar, o porta-voz dos militares, Avichay Adraee enviou uma ordem para que os moradores de mais de 20 cidades do sul do Líbano saiam imediatamente de suas casas.
De acordo com o porta-voz, os civis devem se deslocar para a margem norte do rio Awali. Segundo Israel, o Hezbollah tem usado residentes do sul do país como escudo humano.
Em reação a operação terrestre, o grupo extremista libanês disparou mísseis direcionados, entre outras localidades, a Tel Aviv. Além disso, a milícia financiada pelo Irã e que atua no Iêmen, a Houthi também afirmou ter disparado foguetes em direção ao território de Israel.
O Hezbollah tem bombardeado o norte israelense desde outubro de 2023 e Israel vinha respondendo os ataques.
Nos últimos dias o conflito se intensificou, com bombardeios de Israel contra alvos do Hezbollah em vários pontos do Líbano, principalmente na capital Beirute. Foi em um desses ataques israelense provocou a morte do chefe do grupo extremista, Hassan Nasrallah, na sexta-feira (27).
Ver todos os comentários | 0 |