Tomou posse nesta terça-feira (01) a primeira presidente mulher do México. Claudia Sheinbaum assumiu a Presidência do país em cerimônia realizada no Palácio de San Lázaro, a Câmara dos Deputados do México. No discurso, ela falou sobre o “compromisso” do país com a comunidade internacional.
O agora ex-presidente do México, López Obrador, antecessor de Sheinbaun, também participou da cerimônia, e entregou a faixa presidencial para a presidente da Câmara dos Deputados, Ifigenia Martínez, que por sua vez, passou para Claudia Sheinbaun.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve presente na solenidade, assim como os presidentes do Chile e Colômbia, Gabriel Boric e Gustavo Petro, respectivamente. O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, também marcou presença no evento.
Após saudar os chefes de Estado, Sheinbaun ressaltou em seu discurso que trabalhará no combate à corrupção no México, focando na “liberdade e na democracia”. Ela também declarou que irá seguir com a “quarta transformação pacífica”, idealizada pelo seu antecessor.
Esse programa é destinado à população mais vulnerável do país, como os povos indígenas, voltada à justiça social e a à distribuição de riqueza.
Quem é Claudia Sheinbaum
Nascia na Cidade do México em 24 de junho de 1962 Claudia Sheinbaum é de família judaica, laica e com raízes de esquerda. Sua mãe, Annie Pardo, foi uma professora universitária que chegou a ser expulsa da instituição após denunciar o massacre de estudantes na década de 1960.
Na juventude, Sheinbaum integrou o Conselho Estudantil Universitário, que lutou contra a privatização da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), berço de vários líderes da esquerda mexicana.
Com mestrado em engenharia de energia e doutorado em engenharia ambiental, a trajetória política da primeira presidente mulher do México começou em 2000, quando foi secretária de Meio Ambiente da Cidade do México. No ano de 2018, foi eleita prefeita da cidade.
Ver todos os comentários | 0 |