A Coreia do Norte fez um teste de seu novo sistema de armas nucleares subaquáticas. A ação foi um protesto contra os exercícios militares feitos nesta semana pela Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19) pela agência de notícias estatal KCNA. Segundo o Ministério da Defesa do país, os exercícios “ameaçaram seriamente a segurança” da Coreia do Norte, o que motivou a realização de um teste do sistema de armas nucleares ‘Haeil-5-23’.
O ministério não revelou a data exata da ação, mas garantiu que “a postura de contra-ataque submarino baseada em armas nucleares está sendo ainda mais refinada”. O novo sistema foi testado pela primeira vez em março de 2023, quando a mídia estatal afirmou que sua intenção era realizar ataques furtivos em águas inimigas e destruir grupos de ataque rival.
Nos últimos meses, a situação na Península Coreana piorou, com os dois lados abandonando um acordo para conter a tensão. Na semana passada, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Um, disse que o “Sul é seu principal inimigo” e ameaçou guerra se Seul invadisse “mesmo 0,001 milímetro” de seu território.
Ver todos os comentários | 0 |