O ministro da Economia da Argentina e candidato à Presidência do país, Sergio Massa, anunciou um bônus de 45 mil pesos para aposentados e pensionistas que ganham até 1,5 salário mínimo. O pagamento será feito em três parcelas, entre setembro e novembro, coincidindo com o período eleitoral. Massa é o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Javier Milei.
Massa fez o anúncio no domingo (17), em um ato público em Buenos Aires. Ele disse que o bônus é uma medida de justiça social e de reconhecimento aos que mais sofreram com a crise econômica do país. O benefício valerá para quem está inscrito no Instituto Nacional de Serviços Sociais para Aposentados e Pensionistas, conhecido como Pami. Segundo o ministro, cerca de 4 milhões de pessoas serão beneficiadas.
O pagamento do bônus ocorre em meio à campanha eleitoral na Argentina, que terá o primeiro turno em 22 de outubro e um eventual segundo turno em 19 de novembro. De acordo com a última pesquisa da consultoria Analogías, divulgada em 7 de setembro, Massa tem 28,1% das intenções de voto, ficando atrás de Javier Milei, que tem 31,1%. Em terceiro lugar está a ex-ministra da Segurança Patricia Bullrich, com 21,2%.
Massa é o candidato do governo do presidente Alberto Fernández, que unificou os ministérios da Economia, Desenvolvimento Produtivo e Agricultura, Pecuária e Pesca em agosto de 2022 e nomeou Massa para comandar a pasta.
Desde então, Massa anunciou medidas para tentar conter a inflação, renegociar a dívida com o FMI e aumentar a arrecadação tributária. Em sua campanha, ele defende o equilíbrio fiscal, o superávit comercial e a competitividade cambial. Ele também promete fortalecer os instrumentos estatais para o desenvolvimento com inclusão.
Ver todos os comentários | 0 |