Fechar
GP1

Mundo

Número de mortos passa de 5 mil após tempestade na Líbia

A cidade de Derna foi a mais atingida e o rompimento de duas barragens no local agravou a tragédia.

Conforme informações da Cruz Vermelha, a tempestade Daniel, que assolou a Líbia no último fim de semana, já resultou na trágica perda de cerca de 5 mil vidas e no desaparecimento de aproximadamente 10 mil pessoas no país. Até o momento, foram identificadas e sepultadas pelo menos 1,3 mil vítimas, enquanto centenas de corpos permanecem empilhados em cemitérios. O número de sobreviventes capazes de identificar os cadáveres é reduzido. Vídeos compartilhados nas redes sociais evidenciam a extensão da destruição ocorrida no país.

A cidade de Derna foi a mais atingida, e o rompimento de duas barragens agravou a tragédia. O porta-voz da administração do leste da Líbia, Tariq al-Kharraz, disse que bairros inteiros foram destruídos e centenas de corpos foram arrastados para o mar. Ainda segundo ele, o número final de mortos pode nunca ser conhecido.


O ministro da Aviação Civil do governo que controla o leste da Líbia, Hichem Chkiouat, disse que "há corpos espalhados por toda parte — no mar, nos vales, sob os edifícios". Ele ainda disse: "Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade de Derna desapareceu. Muitos edifícios desabaram."

A cidade, que tem cerca de 90 mil habitantes, é cortada pelo rio sazonal Wadi Derna, que corre das terras altas, no sul, em direção ao Mar Mediterrâneo. O local era protegido de inundações por barragens, mas na noite de domingo (10) duas das represas se romperam, provocando uma enxurrada violenta.

De acordo com a CNN, os hospitais da cidade de Derna não funcionam mais, e os necrotérios estão todos lotados. O porta-voz do serviço de emergência e ambulância, Osama Aly, disse que "Cadáveres foram deixados nas calçadas do lado de fora dos necrotérios".

Tempestade Daniel

As enormes quantidades de chuvas são resultado de um sistema de baixa pressão que provocou inundações catastróficas na semana passada na Grécia, Turquia e Bulgária, vitimando 27 pessoas. Após a tragédia na Líbia, Daniel se deslocou para o Mediterrâneo antes de se transformar em ciclone tropical.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.