As autoridades da Ilha de Mauí, estado do Havaí, informaram na noite dessa quarta-feira (9), que incêndios florestais deixaram pelo menos 36 pessoas mortas. Os incêndios têm se alastrado por duas outras ilhas, encurralando moradores e turistas, já que os ventos ligados ao furacão Dora estão dificultando os esforços para conter as chamas.
O condado de Mauí informou que as mortes ocorreram na localidade Lahaina e que algumas pessoas foram resgatadas pela Guarda Costeira, após pularem no mar para tentar escapar da fumaça e do fogo. A Cruz Vermelha dos Estados Unidos abriu um centro para receber os feridos e pessoas deslocadas.
A governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. As escolas e estradas foram fechadas devido às chamas. A cidade de Lahaina foi “dizimada” e Luke afirmou que a recuperação das áreas afetadas “levará anos”, disse a governadora. A identidade das vítimas não foram divulgadas.
Pelo menos três incêndios florestais começaram a se alastrar em Mauí na terça-feira (8) e, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, eles se intensificaram devido à vegetação seca, ventos fortes e baixa umidade. O furacão Dora também contribuiu para a piora das chamas.
Ver todos os comentários | 0 |