O cardeal italiano, Matteo Maria Zuppi, será enviado a uma visita na Rússia para começar a orientar uma negociação favorável a paz na guerra contra a Ucrânia. Segundo informações da Santa Sé desta terça-feira (27), o religioso estará representando o Papa Francisco no país.
A viagem está programada para acontecer na quarta-feira (28) e tem o objetivo de reforçar “gestos de humanidade que possam contribuir para promover uma solução para a trágica situação atual e encontrar caminhos para uma paz justa”, segundo o comunicado feito pela cúpula do governo da Igreja Católica.
O cardeal Zuppi visitou a capital da Ucrânia no início deste mês e se reuniu com o presidente do país, Volodymyr Zelensky, além de outros funcionários do governo ucraniano. Zelensky fez uma visita ao Papa Francisco, no início deste ano, durante uma viagem à Europa. Os dois já trocaram diversos telefonemas desde o começo da guerra.
A ida de Zuppi a Rússia ocorre em meio a tensões no território país. No último fim de semana, o grupo mercenário Wagner ameaçou organizar um motim contra o governo do presidente russo, Vladimir Putin. Após negociações o grupo paramilitar deixou a Rússia na segunda-feira (26). O Kremlin conta com a ajuda do grupo desde o início da guerra da Ucrânia, em 2022.
Ver todos os comentários | 0 |