O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciaram nesta sexta-feira (24) um acordo entre os dois países para frear a imigração ilegal.
"Os Estados Unidos e o Canadá trabalharão juntos para desencorajar os cruzamentos ilegais da fronteira", disse Biden em discurso no parlamento canadense. O presidente americano elogiou o compromisso do país vizinho "por intensificar programas semelhantes, abrindo novos caminhos legais para 15.000 migrantes vindos de países do Hemisfério Ocidental para o Canadá".
Com a decisão, um trecho da fronteira usado por imigrantes e conhecido como Roxham Road será fechado. Os policiais terão autorização para enviar os imigrantes ilegais aos postos de migração. A Roxham Road é uma estrada rural de aproximadamente 8 km na cidade de Champlain, Nova York (EUA).
Trudeau declarou que as duas nações compartilham "o mesmo coração". Disse também que os países continuarão a trabalhar juntos para "criar empregos e construir economias e sociedades mais saudáveis e sustentáveis". "Ambos os nossos países acreditam na migração segura, justa e ordenada", disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
Em seu perfil no Twitter, Biden afirmou que "os Estados Unidos escolhem vincular nosso futuro ao do Canadá porque sabemos que não encontraremos um parceiro melhor, aliado mais confiável, amigo mais estável".
The United States chooses to link our future with Canada’s because we know that we will find no better partner, no more reliable ally, no more steady friend.
— President Biden (@POTUS) March 25, 2023
And today I say to all the people of Canada that you will always be able to count on the United States. pic.twitter.com/FjThvXubpO
Biden viajou para Ottawa, no Canadá, na última quinta-feira (23). Na ocasião, reuniu-se com o premiê canadense e com a governadora geral do Canadá, Mary Simon.
Ver todos os comentários | 0 |