O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a China deu um “salto tremendo nos últimos 10 anos”. A declaração foi dada durante visita do presidente chinês, Xi Jinping, que desembarcou na capital russa na manhã desta segunda-feira (20) e foi recebido com uma grande cerimônia de boas-vindas.
Essa é a primeira visita de Xi Jiping à Rússia desde o início da guerra na Ucrânia. Também é a primeira viagem do líder chinês ao exterior depois de sua eleição para um 3º mandato. Ele deve permanecer no país até quarta-feira (22).
“No mundo, isso causa um interesse genuíno. E nós até o invejamos um pouco”, afirmou o presidente russo. Em uma fala a jornalistas antes da reunião privada, Putin também falou sobre a posição chinesa nas relações externas, onde destacou que a nação asiática assume uma atitude “justa e equilibrada na maioria dos problemas internacionais”.
O líder russo falou ainda sobre a proposta chinesa para o fim da guerra com a Ucrânia. “Estudamos minuciosamente suas propostas sobre a Ucrânia. Você sabe que estamos sempre prontos para negociar e discutiremos todas essas questões, incluindo suas sugestões”, disse Putin.
Ver todos os comentários | 0 |