Família da jovem Manuela Vitória de Araújo Farias, de 19 anos, abriu uma vaquinha online para ajudar a filha. Manuela foi detida na Indonésia após desembarcar no país com cerca de 3kg de cocaína na bagagem no dia 31 de dezembro de 2022 e foi indiciada no dia 27 de janeiro, podendo ser condenada a pena de morte.
Na descrição do site da rifa, familiares defendem que a jovem foi aliciada por uma organização criminosa. “Apesar de seu erro, será que uma garota tão jovem deve pagar com a vida, ou com prisão perpétua?”, questionaram os familiares. Cada ponto na rifa custa R$ 10, e o valor arrecadado será utilizado para custeio de um advogado especialista na Indonésia.
Segundo o diretor da polícia de Bali, Kombes Iwan Eka Putra, a jovem disse que não sabia quais pacotes havia nas malas, pois estava sendo usada por uma rede de tráfico de drogas.
Segundo o advogado da brasileira, Davi Lira, uma organização criminosa de Santa Catarina prometeu um curso de surfe para a brasileira na Indonésia. “Perguntaram ‘não quer levar um negócio para mim?’. Prometeram um mês de férias na Indonésia, não falaram o conteúdo do que ela ia levar”, afirmou Lira.
Em nota, o Itamaraty afirmou que está acompanhando o caso. “O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Jacarta, tem conhecimento do caso e vem prestando a assistência consular cabível à nacional, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”.
No ano de 2015, dois brasileiros foram executados por fuzilamento por traficarem drogas para o país. Um deles, Rodrigo Muxfeldt Gulart, foi pego transportando 6kg de cocaína em uma prancha de surfe. O outro, Marco Archer Cardoso Moreira, transportava 13,4kg de cocaína em uma asa delta.
Ver todos os comentários | 0 |