Fechar
GP1

Mundo

Egito autoriza saída de brasileiros da Faixa de Gaza após um mês

O grupo de 34 pessoas foi de ônibus para a fronteira de Rafah, por volta das 07h00 (01h30 em Brasília).

Após mais de um mês de espera, o grupo de moradores da Faixa de Gaza que estava aguardando para ser repatriado ao Brasil foi incluído na sétima lista de pessoas autorizadas para deixar o território que é comandado pelo grupo extremista Hamas. Agora, o grupo de brasileiros deve seguir rumo ao Egito, nesta sexta-feira (10).

O governo do Egito autorizou a Força Aérea Brasileira (FAB) no começo da noite dessa quinta-feira (09), a pousar em Al Arish, cidade cerca de 50 quilômetros da Faixa de Gaza e resgatar o grupo brasileiro.


O grupo de 34 pessoas foi levado de ônibus para a fronteira de Rafah, por volta das 07h00 (01h30 em Brasília). Das 34 pessoas, 24 são brasileiras, 7 palestinas em processo de imigração e 3, parentes próximos deste último grupo. Trata-se de 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens. Essas pessoas devem ser recebidas por uma equipe do Itamaraty do outro lado da fronteira.

Mais de um mês de espera

O grupo que deve retornar ao Brasil foi formado logo após o início da guerra entre o Estado de Israel e o grupo extremista Hamas, com esforços do embaixador brasileiros na Cisjordânia, Alessandro Candeas.

Em um primeiro momento, parte do grupo ficou concentrado em uma escola católica na zona sul da cidade de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro precisou informar ao governo em Tel Aviv a localização, para que o espaço não fosse bombardeado.

Após crescente tensão, por conta da determinação de Israel de evacuação da faixa sul de Gaza, o grupo precisou ser realocado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.