O acesso da cidade de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi aberta neste sábado (21), para a entrada de ajuda humanitária aos palestinos. Após a passagem de 20 caminhões, o acesso foi fechado novamente.
Segundo a comunicação do grupo radical islâmico Hamas, “o comboio de ajuda humanitária que entrou em Gaza hoje inclui 20 caminhões que transportam remédios, suprimentos médicos e uma quantidade limitada de suprimentos alimentares (produtos enlatados)”.
Porém, o grupo afirma que os produtos “não mudarão as catastróficas e condições médicas em Gaza”. A ajuda humanitária estava parada no Egito há dias, enquanto Gaza mergulha em uma crise humanitária cada vez mais grave. O local está ficando sem alimentos, água, combustível e produtos médicos, ao mesmo tempo que é atingida por ataques aéreos.
Cerca de 200 veículos estavam prontos para entrar na localidade, além de 3 mil toneladas de suprimentos. A abertura foi anunciada primeiramente pela Embaixada dos Estados Unidos, em Jerusalém, sugerindo que a medida poderia permitir que estrangeiros deixassem o enclave palestino que está cercado.
Ver todos os comentários | 0 |