Após três dias de velório, o Papa emérito Bento XVI foi sepultado na manhã desta quinta-feira (05), na cripta da Basílica de São Pedro, antiga tumba de João Paulo II. O pontífice emérito faleceu no dia 31 de dezembro, aos 95 anos de idade. Antes de seu sepultamento, funeral de Bento XVI foi realizado na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Em cerimônia considerada inédita, o Papa Francisco elogiou a sabedoria, delicadeza e dedicação de Bento XVI. “Estamos aqui com o perfume da gratidão e o unguento da esperança para demonstrar, mais uma vez, o amor que não se perde. Queremos fazê-lo com a mesma unção, sabedoria, delicadeza e dedicação que ele soube conceder ao longo dos anos”, pronunciou durante homilia.
“Que essas mãos de misericórdia encontrem sua lâmpada acesa com o óleo do Evangelho, que ele disseminou e testemunhou durante sua vida”, acrescentou. Essa é a segunda vez que um papa celebra o funeral de seu antecessor. A primeira foi em 1802, quando Pio VII presidiu o funeral religioso de Pio VI.
De acordo com a imprensa italiana, mais de 50.000 pessoas, entre elas autoridades políticas e religiosas, como o presidente da Itália, Sergio Mattarella, representantes das igrejas Católicas, do Islã e do Judaísmo. Pessoas na multidão também levantaram a bandeira da Alemanha, país de origem de Bento XVI, cartazes com agradecimentos e pedidos de canonização do sacerdote também foram levantados.
Pope Emeritus Benedict XVI's coffin is carried to St. Peter’s Square. pic.twitter.com/gLtgjQkt0h
— Vatican News (@VaticanNews) January 5, 2023
Joseph Ratzinger, original de Baviera, na Alemanha, sucessor de João Paulo II se tornou Papa em 2005 e renunciou em 2013, por conta de sua saúde frágil.
Ver todos os comentários | 0 |