O presidente russo Vladimir Putin, convidou o chefe executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para visitar a Rússia. O convite foi feito pela presidente do Senado russo, Valentina Matviyenko, neste domingo (1º).
Valentina Matviyenko foi enviada para representar a Rússia durante a cerimônia de posse de Lula, em Brasília. Ela afirmou que a participação da delegação russa é uma demonstração de respeito e prova da determinação em “desenvolver ainda mais ativamente as relações com o amigável Brasil”.
“Moscou espera uma visita de Lula, assim que sua agenda permitir”, disse Valentina, depois de um encontro com o petista. “Esperávamos uma reunião protocolar, mas acabamos conversando por mais de uma hora. Foi uma conversa muito importante.”
Rússia ressalta relação positiva com Lula
Valentina acrescentou que o país “se lembra muito bem do período no qual Lula esteve no poder”. Observou que, à época, a relação entre Brasil e Rússia era “importante e construtiva”, alcançando “níveis estratégicos de parceria”. Relembrou que o petista foi um dos membros fundadores do grupo econômico BRICS, que reúne diversos países de mercado emergente, ressaltando que esta é “uma associação internacionalmente reconhecida e de grande autoridade hoje”.
Durante o discurso de posse, Lula fez um aceno ao bloco econômico e prometeu “fortalecer o BRICS para acabar com o isolamento no qual o país viveu nos últimos anos”.
Ver todos os comentários | 0 |