O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem discutindo com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, a criação de uma moeda comum para a América do Sul. A discussão veio através de nota conjunta publicada nesse sábado (21), no jornal argentino Perfil.
“Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, aponta o texto.
No entanto, a ideia é de contragosto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que por diversas vezes criticou essa possibilidade. Ao ser questionado sobre a possível criação da moeda comum, Haddad respondeu: “Não existe moeda única e não existe essa proposta”.
Lula partiu na tarde deste domingo (22) rumo a Argentina, e deve participar da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Para os dois líderes, o evento marca o regresso do Brasil “a esse mecanismo de diálogo e consulta regional”.
Os dois presidentes também pretendem empregar mecanismos para reindustrialização das economias dos dois países, com investimento e inovação. Além de unir esforços para discutir temas como o “desenvolvimentos sustentável, a mudança climática e a redução de todas as formas de desigualdade”.
Ver todos os comentários | 0 |