A tradicional revista médica The Lancet publicou, na última quarta-feira (14), um relatório admitindo que a origem da pandemia da covid-19 poderia estar relacionada a algo criado em laboratório.
O relatório foi assinado pelo Dr. Jeffrey Sachs, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Columbia em Nova York. O estudo foi feito por uma comissão que tratou das lições a serem aprendidas com a pandemia de covid-19 para o futuro.
Os quarenta autores consideraram a falta de aplicação de padrões apropriados de biossegurança antes da pandemia poderia ser um dos fracassos da pandemia. A negligência elevou a possibilidade de o vírus ter emergido em algum cenário laboratorial.
A possibilidade inclui o manejo inapropriado de amostras coletadas em animais silvestres que podem ter infectado técnicos de laboratório em Wuhan, na China; com ou sem manipulação do vírus em laboratório.
O relatório aponta que a hipótese de origem laboratorial do vírus no mínimo compete com a hipótese da origem zoonótica (em animais silvestres ou domesticados, e deles para humanos).
Ver todos os comentários | 0 |