O presidente destituído do Peru, Pedro Castillo, foi preso na tarde desta quarta-feira (7), horas depois de tentar dissolver o Congresso Nacional e decretar estado de exceção no país. O impeachment do mandatário foi aprovado pelos congressistas.
De acordo com informações do jornal peruano El Comercio, Pedro Castillo está sob custódia das autoridades policiais na sede da Prefeitura de Lima, capital do Peru.
A prisão se deu após o procurador-geral do Estado do Peru, Daniel Soria, apresentar denúncia criminal contra Castillo, por “suposta prática dos delitos de sedição, abuso de autoridade e grave perturbação da tranquilidade pública”.
???? #URGENTE | El Procurador General del Estado, Daniel Soria, ha presentado denuncia penal ante la Fiscal de la Nación contra el ciudadano Pedro Castillo por la presunta comisión de los delitos de sedición, abuso de autoridad y grave perturbación de la tranquilidad pública. pic.twitter.com/QaSBAbkLQb
— Procuraduría General del Estado - Perú (@PGE_Peru) December 7, 2022
Com o impeachment e prisão de Pedro Castillo, quem assume o comando do país é a vice-presidente Dina Boluarte, que já se manifestou e repudiou as ações de Castillo, a quem acusou de querer cometer golpe de estado.
Ver todos os comentários | 0 |