O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quarta-feira (23), que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e a oposição venezuelana, pretendem reiniciar negociações neste sábado (26), após um ano sem conversas.
Este 25 y 26 de Noviembre se reinician los dialogos entre el gobierno de Maduro y la oposición venezolana.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) November 23, 2022
A informação também foi confirmada através da conta oficial do Twitter do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, principal mediador nessas negociações. Segundo o anúncio, as partes assinarão um acordo parcial sobre questões sociais”.
Norway announces that the Government of the Bolivarian Republic of Venezuela and the Unitary Platform of Venezuela have decided to restart the negotiation process in Mexico on 26 November, facilitated by Norway. There, the parties will sign a partial agreement on social matters. https://t.co/0xyjxik56h
— Norway MFA (@NorwayMFA) November 24, 2022
"A Noruega anuncia que o Governo da República Bolivariana da Venezuela e a Plataforma Unitária da Venezuela decidiram reiniciar o processo de negociação no México em 26 de novembro, facilitado pela Noruega. Lá, as partes assinarão um acordo parcial sobre questões sociais".
O encontro terá a mediação da comunidade internacional. Em comunicado, a Plataforma Unitária Democrática da Venezuela informou em nota que sempre “insistiram na negociação como um instrumento útil para a construção de soluções que atendam a crise humanitária que lamentavelmente sofre nosso país”.
O representante do governo de Nicolás Maduro compartilhou em seu twitter uma declaração em nome da delegação venezuelana, além de pedir a libertação do empresário colombiano Alex Saab nos Estados Unidos, para que ele integrasse a delegação do governo Maduro como membro.
A última rodada de negociações aconteceu no México em agosto de 2021, mas foram suspensas pelo Governo da Venezuela após a extradição de Alex Saab para os Estados Unidos.
Ver todos os comentários | 0 |