As forças aéreas turcas bombardearam o Norte da Síria e o Norte do Iraque neste domingo (20) e 31 pessoas morreram, informou a agência de notícias France Presse.
Segundo a France Presse, as incursões tinham como alvo bases de militares curdos, com quem os turcos travam uma disputa territorial há décadas.
De acordo com a agência estatal turca Anadolu, o ataque não ultrapassou fronteiras. No entanto, o Ministério da Defesa da própria Turquia reconheceu que os bombardeios atingiram territórios da Síria e do Iraque.
No comunicado, o Ministério da Defesa da Turquia afirmou que os ataques tiveram como alvo bases do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e da milícia síria curda YPG, que a Turquia diz ser uma ala do PKK.
As Forças Democráticas da Síria (SDF), tropas lideradas por militantes curdos, prometeram retaliação.
Retaliação
Os ataques turcos foram também uma retaliação a um atentado com bomba em Istambul, na Turquia, que terminou com seis mortos. A Turquia acusou militantes curdos de planejar o ataque e afirmou que a ordem para a explosão da bomba foi dada em Kobani, cidade curdo-síria onde as forças turcas realizaram operações contra a milícia YPG nos últimos anos.
Ver todos os comentários | 0 |