Um foguete Katyusha atingiu uma base militar iraquiana que hospedava as forças dos EUA perto do aeroporto internacional de Bagdá nesta quarta-feira, 5. De acordo com fontes militares e de segurança do país, ninguém ficou ferido no incidente.
O comunicado oficial do Iraque informou que encontrou um lançador com um foguete no distrito de Al-Jihad, no oeste de Bagdá, próximo ao terminal aéreo.
As autoridades americanas alertaram nas últimas semanas que esperavam um aumento nos ataques contra as forças dos EUA no Iraque e na Síria, em parte devido ao segundo aniversário da morte do general iraniano Qassem Soleimani.
Embora não tenha havido reivindicações imediatas de responsabilidade pelos ataques recentes, grupos da milícia iraquiana alinhados com o Irã prometeram retaliar pela morte de Soleimani e do comandante da milícia iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis.
O ataque de quarta-feira é o segundo desta semana contra a base próxima ao aeroporto internacional de Bagdá, depois que uma ofensiva de dois drones foi frustrado na segunda-feira, 3.
Dois drones carregados de explosivos também foram abatidos na terça-feira, 4, pelas defesas aéreas do Iraque enquanto se aproximavam da base aérea de Ain al-Asad, que hospeda as forças dos EUA, a oeste de Bagdá.
Soleimani foi morto em 3 de janeiro de 2020 em um ataque de drones perto do aeroporto de Bagdá ordenado pelos então presidente do EUA, Donald Trump.
Ver todos os comentários | 0 |