A cerimônia do Oscar, que será realizida no dia 25 de abril, não será transmitida em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século - confirmou a emissora local nesta segunda-feira, 29, enquanto persistem as dúvidas sobre se os principais prêmios de Hollywood serão exibidos na China continental.
A festa tem sido transmitida em Hong Kong todos os anos desde 1969 pela TVB, em seu sinal em inglês. Agora, nenhum canal emitirá a premiação que acontece mês que vem.
"Foi uma decisão puramente comercial que nos levou a não acompanhar o Oscar este ano", disse um porta-voz da TVB à AFP.
Esta decisão surge depois de a Bloomberg News ter informado, no início do mês, que o Departamento de Propaganda do Partido Comunista de China ordenou aos veículos da imprensa estatal que minimizassem o Oscar e não transmitissem a festa ao vivo.
Acredita-se que o motivo da decisão seja a indicação de Do Not Spli, um curto documentário sobre os protestos pró-democracia de Hong Kong, assim como as quatro indicações para a diretora americana de origem chinesa Chloé Zhao por Nomadland.
Desde então, a imprensa estatal publica artigos críticos do documentário, enquanto os nacionalistas atacam Zhao pelos comentários que vem fazendo há anos sobre a China.
A emissora estatal CCTV, que transmitiu as edições anteriores do Oscar, ainda não confirmou se mantém a programação deste ano.
Ver todos os comentários | 0 |