A Noruega está investigando a morte de 23 pacientes idosos que receberam a dose da vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19 nos últimos dias.
Até a última quinta-feira (14), 42 mil pessoas do país haviam recebido a primeira dose da vacina. Após as mortes, o Instituto Norueguês de Saúde Pública emitiu uma cartilha com orientações mais detalhadas sobre a vacinação em idosos frágeis ou com doenças terminais.
De acordo com os médicos, os efeitos colaterais da vacina são raros e geralmente aparecem de forma leve. No entanto podem incluir febre e náuseas, o que pode ser perigoso em pacientes que estejam fragilizados.
Os idosos e moradores de casas de repouso com comorbidades são os primeiros a serem vacinados, por serem mais vulneráveis ao contágio do vírus. A Agência Norueguesa de Medicamentos informou que todas as mortes que ocorreram nos primeiros dias após a vacinação estão sendo avaliadas cuidadosamente.
Das 23 mortes, 13 já foram analisadas até agora pela agência e pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, conforme o comunicado pelo instituto.
Ver todos os comentários | 0 |