Uma gata de estimação foi infectada pelo novo coronavírus no sul da Inglaterra. Segundo especialistas, esse é o primeiro caso confirmado de infecção em animal no Reino Unido.
Ainda conforme especialistas, a gata pode ter pego o vírus de seu dono, que contraiu o coronavírus no mês de maio. O animal de 6 anos apresentou sintomas como falta de ar e secreção nasal. A gata já se recuperou do vírus.
Após os sintomas, o dono do animal procurou um veterinário que detectou que a gata estava com herpes felino. Em junho, especialistas começaram a analisar amostras coletadas em centenas de gatos e concluíram que a gata da Inglaterra estava infectada pelo novo coronavírus.
A diretora veterinária do Reino Unido, Christine Middlemiss, afirmou à BBC que esse tipo de contaminação “é raro” e que os animais diagnosticados com a doença tiveram apenas sintomas leves e se recuperaram em poucos dias.
"Não há evidências que sugiram que os animais transmitam diretamente o vírus aos seres humanos. Continuaremos a monitorar essa situação de perto e atualizaremos nossas orientações aos donos de animais, caso a situação mude", declarou à BBC.
Precaução
A presidente da Associação Veterinária Britânica, Daniella dos Santos, contou à BBC que as pessoas infectadas com coronavírus evitem o contato com os animais domésticos por medida de precaução. Ela destaca também a importância da higienização e a lavagem das mãos.
Ver todos os comentários | 0 |