Dias depois do anúncio da retirada das tropas americanas do norte da Síria, uma área dominada por milícias curdas, a Turquia iniciou uma operação militar para controlar a região nesta quarta-feira, 9.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, escreveu em sua conta no Twitter que a operação vai “limpar” a região dos “terroristas” que ameaçam sua segurança. Segundo Erdogan, gá um "corredor terrorista" na fronteira que precisa ser eliminado.
The Turkish Armed Forces, together with the Syrian National Army, just launched #OperationPeaceSpring against PKK/YPG and Daesh terrorists in northern Syria. Our mission is to prevent the creation of a terror corridor across our southern border, and to bring peace to the area.
— Recep Tayyip Erdo?an (@RTErdogan) October 9, 2019
#OperationPeaceSpring will neutralize terror threats against Turkey and lead to the establishment of a safe zone, facilitating the return of Syrian refugees to their homes.
— Recep Tayyip Erdo?an (@RTErdogan) October 9, 2019
We will preserve Syria’s territorial integrity and liberate local communities from terrorists.
No domingo, o presidente americano Donald Trump anunciou a retirada das tropas que guardavam a fronteira nordeste síria, e protegia as forças curdas e a milícia Forças Democráticas da Síria (FDS), anti-Bashar Assad, em território sírio e iraquiano.
Os Estados Unidos também disseram que não iriam se opor a uma operação de Ancara contra uma milícia curda.
A retirada foi uma grande mudança de diretriz na política externa americana, que torna a Turquia responsável por milhares de prisioneiros jihadistas ligados ao Estado Islâmico.
Trump foi bombardeado por críticas de opositores e até dos próprios republicanos, no momento em que enfrenta um processo político que pode levar a seu impeachment na Câmara.
Ver todos os comentários | 0 |