Após 15 dias presos em uma caverna inundada na Tailândia, quatro meninos foram resgatados na manhã deste domingo (8). As outras oito crianças e o treinador ainda faltam ser retirados do local.
O resgate iniciou por volta de 10h no horário local e 0h no horário de Brasília. Cinco integrantes das forças especiais da Marinha tailandesa e outros 13 profissionais estrangeiros estão participando da operação de resgate.
Cada mergulhador profissional precisa de 11 horas para poder fazer todo o trajeto para poder resgatar as vítimas e segundo o governador interino da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, cada criança será acompanhada por dois mergulhadores.
- Foto: Royal Thai Navy via APEquipe tenta resgatar vítimas presas em caverna inundada na Tailândia
Além da escuridão, correnteza e da distância para chegar até as vítimas, o maior desafio se dá por conta de que as crianças não sabem nadar e não tem condições físicas para realizar um mergulho tão demorado. Apesar disso, o governo tailandês informou às famílias sobre os riscos e segue confiante no resgate.
Entenda o caso
No dia 23 de junho, enquanto visitavam uma caverna, doze crianças entre 11 e 16 anos que fazem parte de um time de futebol ficaram presas na caverna juntamente cm o técnico, de 25 anos. As vítimas foram surpreendidas após uma enchente inundar a saída da caverna. O resgate só conseguiu encontrar as vítimas na última segunda-feira (2).
Mergulhador morto
Um ex-mergulhador da Marinha da Tailândia que se ofereceu voluntariamente a ajudar na operação de resgate dos 12 meninos presos na caverna morreu na última sexta-feira (6). Saman Kunan perdeu a consciência após faltar oxigênio durante o trajeto de volta até a parte de fora da caverna. O profissional chegou a ser socorrido pelos colegas, mas não resistiu e veio a óbito.
Ver todos os comentários | 0 |