O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se referiu aos imigrantes ilegais como “animais” nesta quarta-feira (16). O presidente estava em uma mesa redonda na Casa Branca, onde foram debatidos assuntos como migrantes ilegais, cidades “santuário” e gangues.
"Não são pessoas, são animais", disse o presidente sobre os imigrantes. "Estamos tirando-os deste país a um ritmo nunca antes visto", acrescentou. Trump atribui a chegada de integrantes em situação ilegal as leis fracas de imigração do país. "A lei da Califórnia dá refúgio a alguns dos criminosos mais cruéis e violentos do mundo, como os da gangue MS-13”, afirmou Trump.
MS-13 é uma gangue originada nos Estados Unidos, mas possui tem raízes em El Salvador, qualificada pelo presidente como “perversa” e “assassina”.
- Foto: AP Photo/Susan WalshDonald Trump
Em resposta a Trump, vários opositores democratas se pronunciaram. "Os imigrantes são seres humanos, não animais, não criminosos, narcotraficantes, não estupradores. São seres humanos", declarou o representante pelo Colorado, Jared Polis.
Já o governador da Califórnia, Jerry Brown, disse que "Trump está mentindo sobre imigração, mentindo sobre o crime e mentindo sobre as leis da Califórnia".
Atualmente a maior parte dos imigrantes em situação ilegal vivem na Califória, cerca de um quarto dos 11 milhões estimados que estejam em todo o país, principalmente de origem latino-americana.
Ver todos os comentários | 0 |