O líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, se comprometeram nesta sexta-feira (27), a assinar um acordo de paz para acabar com o conflito entre os dois países ainda em 2018.
“O dois líderes solenemente declararam ante 80 milhões de coreanos e todo o mundo que não vai haver mais guerra na península da Coreia e que uma nova era de paz começou”, diz a declaração oficial.
- Foto: Korea Summit Press Pool/ReutersLíder da Coreia do Norte, Kim Jong-un e presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in
Os dois países concordaram ainda em trabalhar pela desnuclearização da Península Coreana. "A Coreia do Sul concordou em buscar ativamente o apoio e a cooperação da comunidade internacional para a desnuclearização da Península Coreana", finaliza a declaração.
Encontro histórico
Os dois líderes se encontraram nesta quinta-feira (26), em Panmunjon, região desmilitarizada da Península Coreana, que fica na fronteira entre os dois países. Após se cumprimentarem, Moon e Kim caminharam para o Norte e para o Sul.
O presidente sul-coreano disse a Kim que estava "feliz por conhecê-lo" e depois afirmou que a presença do líder norte-coereano fazia de Panmunjon um símbolo de paz, e não mais de divisão.Os dois foram até a Casa da Paz, onde em 1953 foi assinado o cessar-fogo entre os dois países. Na ocasião, Kim assinou um livro de visitas, e deixou uma mensagem: “Uma nova história começa agora - no ponto inicial da história e na era da paz”.
Coreia do Sul X Coreia do Norte
A Guerra da Coreia teve início entre os anos 1950 e 1953, quando havia uma disputa geopolítica e ideológica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo), a chamada “Guerra Fria”.
A divisão das coreias aconteceu após o fim da Segunda Guerra Mundial. Depois da rendição das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado da União Soviética (socialista), enquanto o sul ficou sob influência dos Estados Unidos (capitalista). Essa divisão gera conflitos entre as duas coreias até hoje.
Ver todos os comentários | 0 |