O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (11), em seu Twitter, que mísseis “novos e inteligentes” estão indo em direção à Síria. A ação ocorre após o governo de Bashar Al-Assad lançar um ataque químico que matou várias pessoas na região de Guta Oriental.
“A Rússia promete derrubar todos e quaisquer mísseis lançados contra a Síria. Prepare-se, Rússia, porque eles estão chegando, bacanas, novos e "inteligentes"! Vocês não deveriam ser parceiros de um animal que usa gás para matar o seu povo e gosta disso”, afirmou.
- Foto: REUTERS/Kiyoshi Ota/PoolDonald Trump
Um comunicado divulgado pela Sociedade Médica Sírio-Americana e a Defesa Civil síria no último sábado (7), denunciou um suposto ataque químico na cidade de Douma, próxima a Damasco e controlada por rebeldes. Segundo o texto, pelo menos 49 pessoas morreram. O governo sírio nega o ataque.
"Nosso relacionamento com a Rússia é pior agora do que nunca, e isso inclui a Guerra Fria. Não há razão para isso. A Rússia precisa de nos ajudar com sua economia, algo que seria muito fácil de fazer, e precisamos que todas as nações trabalhem juntas. Vamos parar a corrida armamentista?", escreveu o presidente dos EUA.
Em resposta, um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse que seria uma "grande ideia" acabar com a corrida armamentista. "Comecemos com as armas químicas dos EUA", destacou.
A intervenção russa na Síria iniciou no fim de setembro de 2015 e consiste em uma série de ataques aéreos feitos pelas forças armadas da Rússia contra os grupos rebeldes que lutam contra o ditador Bashar Al-Assad. Já os Estados Unidos defende a saída do líder do poder já patrocinou e treinou milhares de rebeldes para lutar contra o regime.
Ver todos os comentários | 0 |