A União Europeia anunciou que as carnes brasileiras oriundas de estabelecimentos citados na Operação Carne Fraca que estão a caminho dos países europeus serão rejeitadas e serão enviadas de volta para o Brasil. Nesta semana, a UE suspendeu as importações de carne do país, depois da deflagração da operação pela Polícia Federal, que apura irregularidades em 21 frigoríficos brasileiros.
De acordo com o G1, representantes também serão enviados pela União Europeia para participar de reuniões e visitar unidades produtivas e avaliar se medidas restritivas serão necessárias. A organização ainda informou que fará auditorias no Brasil “assim que possível e não depois do meio de maio”.
- Foto: Lucas Dias/GP1Carnes da Friboi encontradas no Supermercado Carvalho
Na próxima semana, o comissário europeu para saúde e segurança alimentar, Vytenis Andriukaitis, virá para o Brasil. Ele participará de reuniões com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, com ministro da Saúde, Ricardo Barros, e com o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.
"Dependendo dos resultados da verificação de controles, da evolução da crise (sanitária) e das respostas das autoridades brasileiras a demandas por medidas corretivas, a Comissão e os estados membros vão concluir as futuras medidas são necessárias”, disse a Comissão Europeia. "A proteção ao consumidor europeu será o fator determinante", disse o comunicado.
Ver todos os comentários | 0 |