O Comando Geral do Exército e as Forças Armadas da Síria anunciaram nesta quinta-feira (29), que o cessar-fogo deve começar a partir da meia-noite (19h no horário de Brasília) em todo o território nacional. Segundo a nota divulgada pelo governo, a trégua exclui organizações consideradas terroristas, como o Estado Islâmico (EI), a Frente da Conquista do Levante (antiga Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda) e grupos vinculados a eles.
De acordo com informações do Estadão, o acordo entre a oposição armada e o governo de Bashar Assad tem como objetivo “preparar uma situação adequada para apoiar uma solução política para a crise na Síria”. O Comando Geral do Exército chegou a destacar as “recentes vitórias” conquistadas em territórios antes dominados pelos rebeldes
- Foto: Stringer/ReutersSoldados da força de mobilização (PMF) disparam contra o Estado Islâmico
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que é aliado de Assad e o governo da Turquia, que apoia os insurgentes, também confirmaram a trégua. Segundo Putin, as duas partes se comprometeram a "iniciar negociações de paz para a regulação" do conflito sírio. "Foram assinados três documentos: o primeiro é entre o governo sírio e a oposição armada sobre o cessar-fogo para o conjunto do território sírio", disse o presidente russo.
Ver todos os comentários | 0 |