O ditador Nicolás Maduro anunciou nessa segunda-feira (02), que o Natal foi adiantado para 1º de outubro deste ano em toda a Venezuela. O anúncio foi feito em uma transmissão do programa de auditório em que ele apresenta semanalmente, o “Con Maduro”.

“É setembro e já cheira a Natal, e por isso este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança”, declarou o chavista.

A antecipação da festividade acontece justamente no momento em que a Venezuela enfrenta tensões após as eleições presidenciais de 28 de julho, quando Maduro foi reeleito para mais um mandato. A oposição e autoridades internacionais colocam a legitimidade e o resultado das eleições em dúvida.

Outros natais adiantados no país

Em 2020, Nicolás Maduro já havia adiantado o Natal para 15 de outubro, em meio à pandemia. Na ocasião, a data foi marcada pela liberação de recursos para a compra de brinquedos.

Já no ano de 2013, Maduro havia decretado que as comemorações acontecessem a partir de 1º de novembro. Segundo ele na época desejava “felicidade e paz para todo o mundo” e “derrotar a amargura”.