O furacão Helene atingiu os Estados Unidos na noite dessa quinta-feira (26) e recebeu classificação 4. Vários estados, incluindo Flórida, Geórgia, Alabama, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia, declararam estado de emergência.

Estudos feitos pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore já haviam alertado sobre o aumento da probabilidade e frequência de tempestades tropicais de grandes proporções como essa que atingiu a Florida nessa quinta. O estudo publicado em 2020 ainda aponta que a probabilidade desses desastres ambientais ocorrerem agora, durante a Crise Climática, é 25% maior do que a 40 anos atrás.

Unidades escolares e universidades tiveram suas aulas canceladas, da mesma forma os aeroportos de Tampa, Tallahassee e Clearwater também tiveram que interromper suas atividades. Na Geórgia, os estudantes do ensino superior ao fundamental também foram mandados para casa. Segundo o governador da Flórida, Ron DeSantis “esta é uma das maiores tempestades” que eles já enfrentaram.

As escolas públicas do Condado de Leon, na Florida, serão transformadas em abrigos, segundo o superintendente das escolas de Leon, Rocky Hanna , e serão administradas por diretores e funcionários das istituições de ensino. Essas escolas já são projetadas para resistir aos ventos de um furacão, e Hanna também afirmou que qualquer pessoa que tenha medo de sua segurança deveria usá-las.