O Unicef França divulgou nesta quinta-feira (29), que mais de 2 mil crianças dormem nas ruas do país europeu por causa da falta de alojamentos de emergência disponíveis e adequados.

Segundo um levantamento da Unicef, 467 do total das crianças tem menos de 3 anos de idade. A pesquisa foi realizada com base em dados coletados pelo número de emergência em que as pessoas ligam buscando um local para passar a noite.

Para a organização, uma infância sem lar é uma “situação desastrosa”. A representante da Unicef na França, Adeline Hazan disse, durante uma entrevista à AFP, que “é inadmissível, não podemos aceitar que uma sociedade trate suas crianças assim”.

Ainda de acordo com Adeline, essa é uma “violação flagrante” dos princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada no país. “Estamos muito preocupados ao ver que, longe de melhorar, a situação piora a cada ano”, disse a representante.

De acordo o Unicef, a situação é “alarmante”, já que os 2 mil menores não consideram aquelas famílias que não ligam para os números emergenciais e também não contam com as crianças que vivem em bairros precários ou as crianças desacompanhadas.