Durante pronunciamento nessa sexta-feira (2), o ditador Nicolás Maduro agradeceu aos presidentes Lula (PT), Gustavo Petro (Colômbia) e Andrés Manuel López Obrador (México), pelo comunicado conjunto divulgado pelos três países sobre a eleição presidencial na Venezuela.
Maduro afirmou que os três presidentes estão “trabalhando juntos” em prol da Venezuela e elogiou o posicionamento conjunto assinado pelos líderes. Veja o vídeo:
“Presidente Lula, presidente Petro e presidente López Obrador, estão trabalhando juntos para que se respeite a Venezuela. Para que os EUA não façam o que estão fazendo. Emitiram um comunicado de imprensa muito bom ontem. Muito bom”, disse Maduro.
Na nota conjunta, Lula, Petro e Obrador fizeram um chamado às autoridades venezuelanas, para que divulguem os dados do pleito, que declarou Nicolás Maduro como eleito pela maioria da população. “Parabéns ao presidente Petro, López Obrador e Lula. Agradeço. Por toda a Venezuela, eu agradeço a Lula, Petro e López Obrador”, acrescentou o ditador.
Contato com o Brasil
Maduro também disse manter contato constante com o governo brasileiro. “Falei com Lula há quinze dias. Agora temos mantido comunicação permanente com Celso Amorim. E com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira”, completou.