A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que iniciou a remoção dos motores do avião da VoePass neste domingo (11). A aeronave caiu em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (09), vitimando 62 pessoas.

Os motores serão inicialmente armazenados nas instalações do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, organização militar da FAB, localizado em São Paulo. Além disso, a remoção dos motores este sendo realizada com a presença de representantes da agência francesa BEA e da agência canadense TSB.

Por conta do modelo ATR-72 da VoePass ter sido fabricado na França, a agência francesa foi acionada para atuar na remoção. Já os motores da aeronave foram fabricados no Canadá, e por isso a presença da TSB foi solicitada.

A expectativa é que de que o relatório preliminar do acidente seja divulgado em 30 dias. Os registros das caixas pretas do avião já começaram a ser analisados pelos peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A Tragédia

O acidente ocorreu na tarde de sexta-feira (9/8) durante o trajeto entre Cascavel, no Paraná, e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Todas as 62 pessoas a bordo morreram.

A VoePass disponibilizou o telefone 0800 9419712 para prestar informações a passageiros, familiares e colaboradores durante 24 horas.