O candidato reformista Massoud Pezeshkian venceu o segundo turno das eleições presidenciais no Irã, derrotando o conservador Said Jalili. O resultado foi anunciado neste sábado (06).
Médico com uma extensa trajetória política, Massoud Pezeshkian vai suceder o presidente Ebrahim Raisi, morto em um acidente aéreo no mês de maio. Ele já atuou como ministro da Saúde do Irã, entre 2001 e 2005, além de ocupar o posto de vice-presidente do parlamento iraniano de 2016 a 2020, quando deputado.
Pezeshkian é a favor de um país mais aberto ao Ocidente e já defendeu “relações construtivas” com os Estados Unidos e com países europeus para “tirar o Irã do isolamento”.
Segundo turno
O candidato reformista recebeu 16,3 milhões votos (53,6%) no segundo turno realizado nessa sexta-feira (5). O médico Saeed Jalili, considerado um dos principais negociadores do programa nuclear iraniano, obteve 13,5 milhões de votos (44,3%).
Segundo o Ministério do Interior do Irã, a eleição contou com mais de 30 milhões de votantes, quase 6 milhões a mais do que no primeiro turno.