O presidente da Colômbia, Gustavo Petro , anunciou, nesse sábado (08), que suspenderá as exportações de carvão para Israel por conta das investidas do país do Oriente Médio na Faixa de Gaza.
Segundo o presidente colombiano, esquerdista inveterado, as exportações do carvão, que é a principal fonte de combustível israelense, serão interrompidas “até que o genocídio cesse”, conforme anúncio via X, nesse sábado.
De acordo com decreto assinado por Petro, a medida entrará em vigor em cinco dias, sob a alegação oficial de que o carvão é usado em Israel como fonte de energia para a fabricação de armas e outros materiais militares. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu , por outro lado, nega as acusações de que esteja violando diversas convenções internacionais, através da atual guerra contra o Estado Palestino.
Segundo a publicação American Journal of Trasnportation, a Colômbia é o maior fornecedor de carvão para Israel, representando mais da metade da transação desse item no país do Oriente Médio.