O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou, nesse sábado (08), que suspenderá as exportações de carvão para Israel por conta das investidas do país do Oriente Médio na Faixa de Gaza.

Segundo o presidente colombiano, esquerdista inveterado, as exportações do carvão, que é a principal fonte de combustível israelense, serão interrompidas “até que o genocídio cesse”, conforme anúncio via X, nesse sábado.

De acordo com decreto assinado por Petro, a medida entrará em vigor em cinco dias, sob a alegação oficial de que o carvão é usado em Israel como fonte de energia para a fabricação de armas e outros materiais militares. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por outro lado, nega as acusações de que esteja violando diversas convenções internacionais, através da atual guerra contra o Estado Palestino.

Segundo a publicação American Journal of Trasnportation, a Colômbia é o maior fornecedor de carvão para Israel, representando mais da metade da transação desse item no país do Oriente Médio.