A reunião técnica do G20 em Teresina chegou ao fim nessa sexta-feira (24), com todas as delegações internacionais chegando a um consenso do que será a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, medida que será apresentada em novembro de 2024. Diante disso, Wellington Dias , o ministro do Desenvolvimento Social, destacou que a capital do Piauí serviu de palco para um “momento destacado da humanidade”.

“Este momento será lembrado como um momento destacado da humanidade. Podem citar o Acordo de Paris ou outros momentos importantes da história, mas foi em Teresina que a gente teve o entendimento para a celebração de três importantes documentos que calçam os termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Um dia, lá em 2030, a gente vai olhar para a história e vai ver que um país como o Brasil, que alcançou 33 milhões e 100 mil pessoas que estavam em insegurança alimentar, alcançará o mais próximo possível de zero, sem mais pessoas passando fome.

Foto: Lucas Dias/GP1
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social

Cúpula do G20

Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e o desenvolvimento socioeconômico global.

No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.

Quais países fazem parte do G20?

Por ordem alfabética: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Ademais, países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.